Pages

Banner 468 x 60px

 

sábado, 9 de junho de 2012

Fórum Baiano LGBT apóia a greve dos professores estaduais

0 comentários
SALVADOR, 12 DE JUNHO DE 2012.

Professor, você é gay? Professora, você é lésbica?

Quando um educador (a) se depara com uma pergunta dessa, o que fazer?

Negar ou admitir? Falar para a diretora ou mudar de assunto?

O Fórum Baiano LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) é uma entidade estadual que reúne mais de 45 grupos de todo o estado que lutam por direitos humanos e pela livre orientação sexual e identidade de gênero.

Temos acompanhado com preocupação o desenrolar da greve dos Professores do Estado da Bahia e o posicionamento combativo desta categoria para que o Piso Salarial Profissional Nacional seja pago conforme a legislação vigente.

É triste constatar que sempre tivemos em diferentes administrações da SEC apenas algumas ações pontuais que não alteram a estrutura da Educação na Bahia: sexista, machista, misógina, homofóbica e racista. A SEC precisa sair do armário e enfrentar a questão da diversidade na Escola. Denunciamos a homofobia institucional que tem dificultado e inviabilizado o trabalho de servidores do Estado comprometidos(as) com as questões LGBT e que não encontram abertura e vontade política da administração para enfrentar esta temática de forma eficaz e permanente.

Homofobia é o ódio, raiva, medo, nojo, aversão à pessoas que são homossexuais. Esse tipo de preconceito tem raízes no patriarcalismo e consome toda esta sociedade machista que até hoje oprime as diferenças e impõe a heterossexualidade como a única maneira de amar legítima e saudável. O resultado disso é que a estudante Travesti sai da Escola, a professora Lésbica é humilhada e o professor Gay tranca-se no armário do medo.

A homofobia existe porque o tema da sexualidade humana ainda é tabu na Escola, na sala dos Professores, nas DIRECs, na família, na sociedade. Os professores e professoras do Estado da Bahia não são assexuados(as), os estudantes e pais precisam conhecer o Kit Escola Sem Homofobia produzido pelo MEC, o Governo Jaques Wagner precisa criar um plano permanente de combate à homofobia nas Escolas que envolva toda comunidade.

Desta forma, convidamos a todas e todos para conhecer mais a nossa entidade e nos colocamos à disposição da categoria para discutir a temática LGBT na Educação do Estado da Bahia. Também nos colocamos a disposição da SEC, e das demais Secretarias do Estado, para discutir a construção do referido plano permanente de combate à homofobia.

Fórum Baiano LGBT

0 comentários:

Postar um comentário