Pages

Banner 468 x 60px

 

sexta-feira, 4 de maio de 2012

ATRAS discute políticas públicas para travestis e transexuais com o secretário Almiro Sena. Veja informe

0 comentários
 Veja a matéria no site da SJCDH aqui.

Companheir@s,

Cerca de 25 travestis e transexuais de Salvador estiveram nessa tarde a sede da SJCDH para em audiência pública com o secretário Almiro Sena apresentar uma pauta de reivindicações para o segmento.

Participaram da mesa o secretário Almiro Sena, o secretario adjunto da secretaria de relações institucionais Pedro Alcântara, a coordenadora do núcleo LGBT Paula Furacão, Millena Passos, presidenta da ATRAS e Keila Simpson pelo conselho nacional LGBT.

Um assunto que transcorreu durante toda a audiência foi à questão educacional, pois as trans presentes reivindicaram o direito a educação inclusiva e cursos de formação especifica. Também denunciaram algumas violações de direitos humanos ocorridas nas áreas onde trabalham como, por exemplo, de marginais que roubam clientes e a policia vem investigar e acabam sempre culpando as travestis.

Foi ressaltado por mim, a importância de eventos como esse envolvendo a população que represento, destaquei ainda, que a Bahia continua a frente de assassinatos de homossexuais e consequentemente de travestis e transexuais também.

O secretário no final da audiência fez uma fala muito importante destacando o pioneirismo da ação e do comprometimento da secretaria e dele para acolher as demandas e apresentou três encaminhamentos mais emergenciais que já estavam na pauta da secretaria.

Enviar ofícios ao secretário de educação para verificar a possibilidade de acolher as demandas das trans feitas durante a audiência, inclusive com os apontamentos feito pelas mesmas, à elaboração do decreto estadual para respeito ao nome social de travestis e transexuais no âmbito da administração estadual, e por fim, um curso de formação especializada para travestis e transexuais na própria secretaria a fim de qualificar profissionalmente as trans para o mercado formal de trabalho, uma reivindicação das mesmas.

No entanto, continuamos aguardando a audiência feita pela ATRAS, ao governador Jacques Wagner.

Millena Passos
Presidente da ATRAS

0 comentários:

Postar um comentário