Pages

Banner 468 x 60px

 

domingo, 22 de abril de 2012

População de Camaçari prestigia Pôr-do-Sol LGBT

3 comentários
O fim de tarde de sexta-feira (20/04) em Camaçari ficou mais colorido, com a realização da primeira edição do projeto Pôr do Sol LGBT na Praça, iniciativa da Prefeitura, promovida através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão). O objetivo do evento é sensibilizar a população sobre a necessidade da discussão sobre a diversidade, orientação sexual e identidade de gênero.

O público que compareceu a praça Desembargador Montenegro recebeu orientações acerca dos direitos da categoria LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) e conheceu a Lei Municipal 86/2010, que dispõe sobre a política de combate às práticas discriminatórias por orientação sexual. 

De acordo com o secretário de Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, é também papel da administração municipal criar políticas públicas que acolham os homossexuais. “A comunidade LGBT é um dos setores sociais que mais sofre com o preconceito. Por isso, iniciativas como esta estimulam o desenvolvimento de ações em prol deste público, que merece ocupar os mais variados espaços da sociedade”, avaliou.

O evento teve como finalidade também dar visibilidade aos artistas LGBT. Na ocasião, houve performances da transformista Betsy, das travestis Sindy Black e Natasha Kiss, e da Miss Brasil Gay, Melanie Dorsson, moradora de Camaçari, além de shows musicais com Júlio Vidal e Banda, e Luciete Ramos.

Moradora de Camaçari há 36 anos, Rute do Nascimento, 43 anos, declarou nunca ter participado de um projeto como esse na cidade. “Iniciativas como essa têm que ser parabenizada”, disse a engenheira ambiental, que foi ao evento acompanhada da filha Camila Carneiro, 24 anos. “Cada pessoa é livre para viver como acha correto, todos têm o direito de ser respeitado e ser feliz”, completou.

Segundo o coordenador de Proteção à Livre Orientação Sexual da Secin, Paulo Paixão, Camaçari tem avançado nas discussões de desenvolvimento e concretização de ações em benefício dos homossexuais. “A criação da coordenação, a primeira da região Norte/Nordeste do Brasil, já é um passo largo nesta questão, sobretudo no que se refere à garantia dos direitos dos homossexuais”, afirmou.

Nos estandes das secretarias parceiras do evento, como a Sesau (Secretaria da Saúde) e a Semu (Secretaria da Mulher), foram disponibilizados materiais com informações referentes às doenças sexualmente transmissíveis e crimes de homofobia, e distribuídos preservativos masculinos.

O projeto Pôr do Sol LGBT na Praça teve o apoio da STT (Superintendência de Trânsito e Transporte), do GGC (Grupo Gay de Camaçari) e do Grupo Realidade Colorida.

Estiveram presentes no evento a secretária municipal da Mulher, Elaine Maciel, a presidenta interina do GGC, Karina Saldanha, o presidente do Grupo Realidade Colorida, Danili Magalhães, lideranças políticas e representantes da classe artística.

3 comentários:

Anônimo disse...

que maravilha de evento gente!!!ESPERO QUE OUTROS VENHA A ACONTECER PARA MELHORAR A VISIBILIDADE DO CIDADAÃO LGBT!!ESTAMOS NA LUTA !!PARABÉNS AOS ORGANIZADORES!!PRECISAMOS DEMAIS OUTROS EVENTOS EM TODA BAHIA.

Anônimo disse...

GENTE QUE BOA NOTICIA GENTE!!ESPERO QUE OUTROS VENHA ACONTECER AQUI EM ITABUNA, ILHEUS, PORTO SEGURO ,EUNAPÓLIS,ITAMARJU E PRADO!!ESTAMOS NA LUTA PELA NOSSA VISIBILIDADE LGBT !!PRECISAMOS DA PL122URNGENTE E DO CASAMENTO IGUALITÁRIO PROPOSTO PELO DEPUTADO FEDRAL JEAN WILIS. A LUTA CONTINUA AMIGOS.

Anônimo disse...

PARABÉNS AOS ORGANIZADORES !!LEMBRANDO QUE A GRANDE SALVADOR PRECISA DE MAIS EVENTOS !!PARA MELHORAR NOSSA VISIBILIDADE E CIDADANIA LGBT E COMBATE A HOMOFOBIA !!!ESTAMOS NA LUTA EM PROL DA NOSSA CIDADANIA !!PRECISAMOS DO CASAMENTO IGUALITÁRIO URGENTE E DAPL122 URGENTE.

Postar um comentário